Comissões



Organizing Committee


Marco Lana-peixoto
Presidente e Diretor Científico
Marco Lana-peixoto
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais especialização em Neurologia pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, especialização em Neurologia pela University of Alabama, especialização em Neuropatologia pela Saint Louis University, mestrado em Neuroanatomia pela Saint Louis University e doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fundador e Presidente do Brazilian Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis (BCTRIMS); Membro Fundador e Presidente do Latin American Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis (LACTRIMS). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenador do Departamento de Neuro-Oftalmologia e do Centro de Investigação e Tratamento da Esclerose Múltipla da Universidade Federal de Minas Gerais (CIEM UFMG). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neuro-Oftalmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neurite óptica, neuropatias ópticas, esclerose múltipla, neuromielite óptica, perda de visão, dor ocular e cefaléia.
Jefferson Becker
Presidente Executivo
Jefferson Becker
Graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Fez residência médica em Neurologia no Hospital São Lucas da PUCRS (1995-1997) e pós-graduação no National Hospital for Neurology and Neurosurgery de Londres (1998-1999). Concluiu o Mestrado (2002) e Doutorado (2005) em Clínica Médica e Ciências da Saúde com ênfase em Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é Professor Adjunto de Neurologia da Escola de Medicina da PUCRS (ESMED-PUCRS) e pesquisador do Instituto do Cérebro (INSCER) da PUCRS. É neurologista e neurofisiologista do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL-PUCRS). Coordenador do Programa de Neuroimunologia e do Programa de Residência Médica em Neurologia Clínica do Hospital São Lucas da PUCRS. Responsável pela disciplina de Mente e Cérebro I da ESMED-PUCRS. Orientador do Programa de Pós-Graduação em Neurologia/Neurociências da Universidade Federal Fluminense. Atua em 3 grupos de pesquisa, desenvolvendo pesquisas nas áreas de neuroimunologia, doenças neuromusculares, neurofisiologia clínica e espasticidade. Presidente do Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa da Esclerose Múltipla e membro efetivo do Conselho Diretor.
Dagoberto Callegaro
Secretário Geral e Tesoureiro
Dagoberto Callegaro
Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Neurologia pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Neurologia pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é medico - Consultorio Particular, membro fundador - Brazilian Committee For Treatment And Research In Multiple Sclerosis, membro fundador da Associaçao Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrofica, chefe de grupo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, membro do comitê científico - Latin American Committe For Treatment And Research In Multiple Sclerosis, representante brasileiro - Latin American Committe For Treatment And Research In Multiple Sclerosis, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e membro fundador - Latin American Committe For Treatment And Research In Multiple Sclerosis.
Natália Cirino Talim Menezes
Natália Cirino Talim Menezes
http://lattes.cnpq.br/7629162855972494 Pós-doutoranda do Programa de Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Doutora em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2015), com especialização em Linguagem com enfoque nos Distúrbios de Linguagem, Aprendizagem e na Atuação em Âmbito Educacional (CEFAC-2011) e graduada em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2008). Atualmente exerce regularmente suas atividades como fonoaudióloga pesquisadora no Centro de Investigação em Esclerose Múltipla de Minas Gerais (CIEM) (2009-Atual).
Osvaldo J. M. Nascimento
Osvaldo J. M. Nascimento
Professor Titular de Neurologia da Universidade Federal Fluminense - UFF, Rio de Janeiro Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação em Neurologia/Neurociências da UFF Neuropatias Perifericas / Neuroimunologia
Paulo Diniz da Gama
Paulo Diniz da Gama
Mestre e Doutor em Neurologia pela Faculdade de Medicina da USP Professor Assistente da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, campus Sorocaba


Scientific Committee


Alfredo Damasceno
Alfredo Damasceno
Head of the MS Center of the University of Campinas PhD and Pos-doctoral in Neurology/Multiple Sclerosis
Benito Pereira Damasceno
Benito Pereira Damasceno
Especialista em Neurologia e Neuropsicologia no Hospital Sahlgrenska da Universidade de Gotemburgo (Suécia). Professor Titular do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP
Carolina de Medeiros Rimkus
Carolina de Medeiros Rimkus
MD, PhD Neurorradiologist, Department of Radiology, Medical School of the University of São Paulo, São Paulo-SP, Brazil Research Fellow, VU Medical Center, Amsterdam, The Netherlands
Douglas Kazutoshi Sato
Douglas Kazutoshi Sato
Dr. Douglas Kazutoshi Sato is the Superintendent for Teaching, Research and Development at Brain Institute of Rio Grande do Sul (BraIns) and Professor of Medicine at Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS). He holds a collaborating professorship at Tohoku University School of Medicine (Sendai, Japan), where he obtained his PhD. He completed his medical training in internal medicine and clinical neurology at the University of Sao Paulo in Brazil. Dr. Sato is board certified in Neurology since 2002. Dr Sato has received the ACTRIMS/ECTRIMS/MSJ Award, PACTRIMS Investigator Award, BCTRIMS Gilberto Belisario Award, among others. He was a recipient of the Japanese government (Mombukagakusho) scholarship, and has received research grants from JSPS/MEXT (KAKENHI), CAPES/Brazil, CNPq/Brazil, FAPERGS/CNPq/Ministry of Health (PPSUS), Ichiro Kanehara foundation, TEVA and Euroimmun AG. The main research interests are focused on disease biomarkers, neuroinflammation and autoimmunity associated with multiple sclerosis (MS), neuromyelitis optica spectrum disorders (NMOSD), autoimmune encephalitis, and other inflammatory CNS disorders.
Felipe Von Glehn
Felipe Von Glehn
Coordenador do DC de Neuroimunologia da Academia Brasileira de Neurologia. Neurologista com área de atuação em Neuroimunologia. Mestre e Doutor em Ciências Médicas, concentração em Neurologia pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Pós-doutorado em Neuroimunologia na Harvard Medical School/ Brigham and Women‘s Hospital. Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia e membro da Academia Americana de Neurologia. Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica e Academia Brasileira de Neurologia.
Giordani Rodrigues dos Passos
Giordani Rodrigues dos Passos
Neurologista e pesquisador no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Fellowship de Neuroimunologia na Universidade de Oxford, Inglaterra, por intermédio do Programa de Fellowship em Esclerose Múltipla do ECTRIMS. Presidente da BCTRIMS Youth League.
Jean Pierre Schatzmann Peron
Jean Pierre Schatzmann Peron
JEAN PIERRE SCHATZMANN PERON CONCLUIU A ESPECIALIZACAO EM BIOLOGIA APLICADA A SAUDE PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA EM 2003. TERMINOU O DOUTORADO EM IMUNOLOGIA [SP-CAPITAL] PELA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO EM MAIO DE 2008. DURANTE O DOUTORADO PASSOU 1 ANO NO LABORATORIO DO PROF. Dr. HOWARD L. WEINER NA HARVARD MEDICAL SCHOOL, CENTER FOR NEUROLOGIC DISEASES, BOSTON, MA. ATUALMENTE SE DEDICA A ESTUDAS AS INTERAÇÕES ENTRE O SISTEMA NERVOSO CENTRAL E O SISTEMA IMUNE ATRAVÉS DA PRESENÇA DE RECEPTORES PARA NEUROTRANSMISSORES, COMO O RECEPTOR DE GLUTAMATO NMDA, POR CÉLULAS DO SISTEMA IMUNE. ALEM DISSO, ESTUDA ATUALMENTE OS MECANISMOS CELULARES E MOLECULARES ENVOLVIDOS NA PATOGÊNESE DA MICROCEFALIA CAUSADA PELO ZIKA VÍRUS EM MODELOS EXPERIMENTAIS. ATUALMENTE É PROF. DR. DO DEPARTAMENTO DE IMUNOLOGIA - USP SÃO PAULO. POSSUI PROJETO DE PESQUISA JOVEM PESQUISADOR- FAPESP. PUBLICOU 36 ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS E 15 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. PARTICIPOU DE 27 EVENTOS NO BRASIL. ATUA NA ÁREA DE IMUNOLOGIA. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 36 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS.
Leandro Tavares Lucato
Leandro Tavares Lucato
Coordenador do grupo de Neurorradiologia Diagnóstica e chefe do setor de Ressonância Magnética do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (InRad / HC-FMUSP). Coordenador da Neurorradiologia do Centro de Diagnósticos Brasil. Doutor em Radiologia pela Universidade de São Paulo.
Maria Lucia Brito
Maria Lucia Brito
Possui graduação em Medicina e Residência Médica pela Universidade Federal de Pernambuco, e especialização em Neurologia pelo Queen Square Hospital (Londres, Reino Unido). Atualmente é neurofisiologista do Centro de Neurologia do Real Hospital Português, neurologista do Ministério da Saúde, Supervisora do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital da Restauração e Coordenadora do Centro Estadual de Referência para Atenção a Pacientes Portadores de Doenças Desmielinizantes do Hospital da Restauração (CRAPPDD-HR). É especialista em Neurologia, nas áreas de doenças desmielinizantes, com ênfase em esclerose múltipla, e sonologia.
Rodrigo Kleinpaul
Rodrigo Kleinpaul
Neurologista CIEM-UFMG
Tarso Adoni
Tarso Adoni
Assistente Doutor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Diretor Técnico do Centro de Esclerose Múltipla do Hospital Sírio-Libanês Chefe do Serviço de Neurologia do Hospital Heliópolis da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo
Vanessa Daccach Marques
Vanessa Daccach Marques
Dra. Vanessa Daccach Marques Médica Assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo Responsável pelo Ambulatório de Esclerose Múltipla e Doenças Desmielinizantes do SNC Graduação, Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.


Award Committee


Lineu Werneck
Lineu Werneck
Professor Emérito e Titular de Clínica Médica/Neurologia da Universidade Federal, Curitiba, Brasil.
Marcelo Matiello
Marcelo Matiello
Assistant Professor of Neurology - Harvard Medical School Director, MGH Neurology Inpatient Services Director, MGH Routine and Urgent Teleneurology Program
Rogério de Rizo Morales
Rogério de Rizo Morales
Medical Graduation at Universidade Estadual Paulista - UNESP Residency in Clinical Neurology at Universidade Estadual Paulista - UNESP MD and PhD Degree in Health Sciences at Universidade Federal de Uberlândia - UFU Coordinator of the Residency Training Program in Clinical Neurology at Universidade Federal de Uberlândia - UFU Titular Member of the Brazilian Committee of Treatment and Research in Multiple Sclerosis - BCTRIMS Titular Member of the Academia Brasileira de Neurologia - ABN
Rosana Herminia Scola
Rosana Herminia Scola
Professora Adjunta em Neurologia da Universidade Federal do Paraná, Neurologista e Neurofisiologista Clinica, Chefe do Serviço de Doenças Neuromusculares e Desmielinizantes do Hospital de Clínicas da UFPR
Jean Pierre Schatzmann Peron
Jean Pierre Schatzmann Peron
JEAN PIERRE SCHATZMANN PERON CONCLUIU A ESPECIALIZACAO EM BIOLOGIA APLICADA A SAUDE PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA EM 2003. TERMINOU O DOUTORADO EM IMUNOLOGIA [SP-CAPITAL] PELA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO EM MAIO DE 2008. DURANTE O DOUTORADO PASSOU 1 ANO NO LABORATORIO DO PROF. Dr. HOWARD L. WEINER NA HARVARD MEDICAL SCHOOL, CENTER FOR NEUROLOGIC DISEASES, BOSTON, MA. ATUALMENTE SE DEDICA A ESTUDAS AS INTERAÇÕES ENTRE O SISTEMA NERVOSO CENTRAL E O SISTEMA IMUNE ATRAVÉS DA PRESENÇA DE RECEPTORES PARA NEUROTRANSMISSORES, COMO O RECEPTOR DE GLUTAMATO NMDA, POR CÉLULAS DO SISTEMA IMUNE. ALEM DISSO, ESTUDA ATUALMENTE OS MECANISMOS CELULARES E MOLECULARES ENVOLVIDOS NA PATOGÊNESE DA MICROCEFALIA CAUSADA PELO ZIKA VÍRUS EM MODELOS EXPERIMENTAIS. ATUALMENTE É PROF. DR. DO DEPARTAMENTO DE IMUNOLOGIA - USP SÃO PAULO. POSSUI PROJETO DE PESQUISA JOVEM PESQUISADOR- FAPESP. PUBLICOU 36 ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS E 15 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. PARTICIPOU DE 27 EVENTOS NO BRASIL. ATUA NA ÁREA DE IMUNOLOGIA. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 36 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS.
Henry Koiti Sato
Henry Koiti Sato
Médico pela Faculdade Evangélica do Paraná, formado em 2002, Curitiba, Brasil Residência em neurologia pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba - Curitiba, 2005, Curitiba, Brasil Mestrado em Cirurgia pela Pontíficie Universidade Catolica do Paraná – Curitiba, 2009, Brasil Neurologista no Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) Coordenação do ambulatório de doenças desmielinizantes do INC Coordenador do serviço de neurologia do INC

Event Venue

WTC Events Center

The World Trade Center São Paulo is one of the most comprehensive business hubs in Brazil. Its structure includes five complementary enterprises, which provides an all-in-one platform to develop business activities.

WTC Business Tower: 25-floor building, home to over 45 companies.

Décor and Design Shopping Center: Pioneer in the decoration and design center in Brazil.

WTC Events Center: a 10,000 sq.m space for business events. Internationally recognized and awarded as the best convention center in Brazil.

Sheraton São Paulo WTC Hotel: a luxury five-star hotel. A perfect business environment for its guests.


Av. das Nações Unidas, 12551 - Brooklin Novo, São Paulo - SP, 04578-903



Management


Travel Agency


Apoio


Patrocínio Diamante


Patrocinio Ouro


Patrocinio Prata